48º Dia de Operada - SABADO DODOI

5 Comentarios
Olas meninas,
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Gostaria de falar que esta tudo bem mais não esta, minha urina esta escura e estou com muito mau estar e enjoos, não vomitei nem nada, mais isso me impedi de comer pois só de pensar em fazer algo fico extremamente enjoada, estou me sentindo fraquinha hoje, liguei para meu medico devo vê-lo na segunda feira pela manha, ele disse que deve manda eu fazer exames para ver realmente o que é.
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Hoje pela manhã comi 1 bolacha de agua e sal e só , veio o enjoo e muito mau esta tive que ir para cama novamente, só passa se eu ficar bem quietinha sem mexer nem um músculo, agora estou aqui no pc mais não to bem ainda com o mau estar e enjoo, estou tomando omeprazol, dipirona e quando tenho dor mais forte tylex.
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Sinceramente não sei o que vou comer hoje pois só de pensar já fico enjoada ao extremo, sei que tenho que comer mais não sei como assim.
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Agradeço a todos que vem lendo e acompanhando o blog, e me dando dicas, elogios e força para continuar, não me arrependo de ter feito a bariatrica, mais as vezes me pego me questionando sobre.. mais acho que isso acontece somente nessas horas de dor etc... bom assim que eu souber o que tenho posto aqui ok?!

Matéria de hoje: 

Pirâmide alimentar

Pirâmide alimentar é a representação de uma alimentação saudável. Alimentos em sua base são as fontes primárias, ou seja, que devem estar presentes em maior quantidade, enquanto o topo é constituído por alimentos que devem ser moderados ou até mesmo evitados.
Esta pirâmide alimentar foi desenvolvida pelo Banco de Saúde a partir das mais recentes evidências médicas e científicas para uma dieta saudável.  Piramide Alimentar

O que muda na nova Pirâmide Alimentar:

Na base da pirâmide está a prática de atividades físicas na forma exercícios, lazer, esportes e uma vida ativa. Nenhuma alimentação é totalmente efetiva na prevenção de doenças quando não está aliada a uma vida ativa.
As gorduras passaram a ter um papel de destaque na dieta, em especial as gorduras saudáveis mono e poliinsaturadas, encontradas em óleos vegetais, peixes, castanhas e nozes.
Os carboidratos continuam em destaque, mas é enfatizada a escolha de carboidratos integrais, em detrimento de suas versões refinadas.
Frutas e verduras são fontes diversificadas de fibras, sais minerais, vitaminas e outras fitosubstâncias com potencial de prevenção várias doenças.
A inclusão de castanhas, nozes, amêndoas e amendoins na alimentação é estimulada, pois são excelentes fontes de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e sais minerais.
As proteínas constituem parte importante de uma dieta, mas mais uma vez, ressalta-se a escolha de fontes de protéinas saudáveis, ou seja, aquelas que estejam associadas a gorduras saudáveis ou menor quantidade de gorduras saturadas. Neste caso, os melhores exemplos são os peixes.
O consumo de leite e derivados deve ser moderado, principalmente pela gordura saturada que vem junto com estes alimentos.
Ao final, encontram-se os grandes vilões, que devem ser consumidos com cautela ou mesmo evitados:
  • Alimentos ricos em gorduras trans: Alimentos industrializados que contenham gordura vegetal hidrogenada, incluindo diversas margarinas, bolachas, bombons, pães, sorvetes. Observar os ingredientes, agora é essencial para fazer escolhas saudáveis.
  • Alimentos ricos em gorduras saturadas: Carnes vermelhas são os grandes representantes desta classe, mas aqui também estão incluídos a manteiga, o leite e seus derivados.
  • Alimentos ricos em carboidratos refinados: Açúcar, massas e pães feitos com farinha branca, ou seja, refinada e destituída de todas as suas fibras e vitaminas originais.
Por fim, é importante saber que a pirâmide alimentar server como um guia para orientar as escolhas do dia a dia, e que a melhor maneira de buscar uma dieta saudável é incluir alimentos saborosos que realmente façam diferença para a saúde.

Pirâmide alimentar: referências bibliográficas

A nova pirâmide alimentar e sua representação foram criadas pelo editorial médico do Banco de Saúde, utilizando fontes nacionais e internacionais de confiança, dentre elas:
  1. Micronutrient Information Center.  Linus Pauling Institute. Revisado em novembro de 2007. Fonte de informações científicas e atualizadas da Universidade de Oregon (EUA).
  2. Department of Nutrition at Harvard School of Public Health. The Nutrition Source Website. Revisado em maio de 2008. Centro de nutrição da escola de saúde pública de Harvard, uma das mais conceituadas universidades do mundo.
FONTE: bancodesaude

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